quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Entrevista com Luana Werb do Atelier Lunar

À partir de hoje estamos lançando uma série de entrevistas com as expositoras do Miscelânea das Artes, pois assim você fica conhecendo um pouco mais da pessoa, seus gostos, seus ideais e também do seu trabalho.

Nossa primeira entrevistada é Luana Werb do Atelier Lunar - Estúdio Fotográfico.


Como foi seu início com fotografia?
Quando eu tinha doze anos de idade, passei algum tempo no Amazonas e, ansiosa por registrar um estado que me parecia tão exótico, consegui uma câmera fotográfica emprestada, das mais comuns, analógica ainda. Voltei para casa com algumas dúzias de fotos impressas, e uma paixão que me acompanha até hoje.

Há quanto tempo você trabalha com fotografia?
Há cerca de quatro anos.

Além de fotógrafa, você tem outra atividade?
Não.

Onde você busca inspiração?
O grande charme da fotografia é que você fotografa a todo o instante, mesmo quando não possui uma câmera em mãos. Você caminha pelo mundo enquadrando assuntos, organizando elementos, destacando cores, a inspiração flutua por todos lados. Você vê filmes, lê livros, conversa com amigos, e vai construindo o seu estilo. Há, também, toda uma história de fotografia que precisa ser referenciada, fotógrafos com trabalhos fascinantes que precisam ser conhecidos. E como fotografo, é sua obrigação adquirir o máximo de cultura possível.

O que você define como um trabalho perfeito?
Perfeição diz respeito a algo que cumpra expectativas, que se encaixe em padrões previsíveis. Tem a ver com monotonia. A fotografia, no meu entender, deve ser passional, surpreendente, voar por todas as regras e convenções. Procurar ser autêntica, muito mais do que perfeita.

Quais suas maiores dificuldades em seu trabalho?
Não me acomodar em nenhuma técnica. Buscar sempre um aprimoramento, seja através de estudo, seja através de ousadia. Nada é mais difícil do que evoluir constantemente, e ter um trabalho sempre renovado.

 

O que te dá mais prazer em seu trabalho?
Conhecer pessoas, e poder representá-las de uma forma particular. É uma grande honra para mim lidar com o que possuímos de mais delicado, que é a nossa imagem. 

Se você não fosse fotógrafa, seria o quê?
Crítica de cinema. Mas não seria tão feliz.

Como é sua rotina de trabalho?
Fotografar, em si, é o que eu faço de mais rápido. Passo a maior parte de meu tempo planejando e desenvolvendo idéias de trabalho, e depois, pós produzindo as imagens criadas.

Que dica você daria para os iniciantes nesta área?
Que busquem referências. Conheçam os grandes mestres da fotografia, vejam imagens,  estudem, leiam muito. É a cultura que diferencia os fotógrafos profissionais dos amadores.

Quais os diferencias de suas fotos?
Acredito que seja o amor pela criatividade, e a seriedade com que encaro a minha profissão.


O que te deixa feliz e o que te chateia como fotografa?
Fico feliz em fazer o que eu gosto, e poder me expressar com liberdade – não há nada tão belo quanto a nossa humanidade, e é esta beleza que busco salientar em meus retratos. O que me chateia são os fotógrafos casuais, que fotografam somente aos sábados, vendem seus serviços por ninharias e destroçam um mercado já tão fragilizado. A fotografia é mais do que uma profissão, é uma arte. E é responsabilidade de todos os fotógrafos manter o nível da área elevado, seja em relação a qualidade das imagens realizadas, seja em relação ao pagamento justo e reconhecimento por um trabalho bem feito. 

Quem quiser conhecer um pouco mais de seu trabalho, ou contratar os seus serviços, como deve proceder?
Divulgo meus trabalho essencialmente pela internet, através do site – www.atelierlunar.com.br - e facebook – facebook.com/atelierlunar. No site, há um portfolio extenso, de todas as áreas que atendemos com o Atelier, desde casamentos e books pessoais até fotografia de publicidade. Também, o endereço e telefones de contato. Em outubro, o Atelier Lunar completa um ano de Guarapari, e estão rolando muitas promoções bacanas para comemorar a data. 

E ai? Gostou da entrevista da Luana?
Nós adoramos!!! E suuuper indicamos!

Para entrar em contato com o Atelier Lunar:
(27) 3262-3236 ou 9228-6705
falecomatelier@atelierlunar.com.br
Av. Munir Abud, Edifício Octávio Moretto, Sala 05
(entre os restaurantes Pilão e Planet Potato)
atendimento com hora marcada.

4 comentários:

  1. Lu,fiquei super feliz com sua entrevista! Perguntas muito bem elaboradas, e ótimas respostas!!!Espero que o publico reconheça esse trabalho lindo!Vc merece todo sucesso possivel! Parabens amigaaaaaaa!!!
    Bjao da Sil

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei a entrevista. Parabéns pelo seu trabalho Luana. Belíssimas fotos !!!

    ResponderExcluir
  3. Delícia... Bom fazer o que gostamos. Luana faz o que gosta e acredito que por isso o trabalho fica perfeito!!!
    Beijos e sucesso Luana

    ResponderExcluir
  4. Que entrevista bacana, como é bom conhecer um pouquinho mais Luana e sua profissão maravilhosa! Beijos, Cá.

    www.rosaacessorios.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá amigos, deixem sugestões e opiniões. É muito bom ter você aqui. Obrigada!