sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Entrevista com a Jú do Criatividade EVA

Hoje é Dia das Crianças, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Feriado Nacional e Dia de Entrevista aqui no blog!!!!

A entrevistada de hoje é a Juliana do Ateliê CRIATIVIDADE EVA. A Jú (é assim que todo mundo a chama) que faz lindos trabalhos em EVA.
São peças planas, com enchimento ou 3D,
lembrancinhas ou presentes,
painéis de aniversário, bolos falsos, 
utilitários e decorativos,
seja qual for o tema, seja qual for a ocasião,
é só pedir que ela faz. 

Vamos conhecer mais um pouquinho da Jú?

Há quanto tempo você trabalha com artesanato?
Como profissão há pouco mais de 1 ano, mas eu sempre tive hobby’s e um deles era o artesanato. Minha mãe sempre foi uma incentivadora nesta área, o que sei aprendi com ela, principalmente a determinação, persistência e força de vontade. O EVA conheci quando estava grávida, precisava fazer uma lembrancinha pro meu filho que ia nascer e foi usado o emborrachado que fiz um sol lindinho, daí em diante me apaixonei pelo material e não parei mais.

Como foi seu inicio com artesanato?
Nada fácil, pois não encontrava EVA nas papelarias. Era um material exclusivo para calçados, ou melhor, sola de sapatos. Eu comprava placas enormes em lojas de sapataria e não eram muitas cores.... Cola, tintas, tudo experiências que tinha que testar pra ver se funcionava, não era como hoje, aonde temos uma variedade enorme de estampas, cores, texturas, etc.

Além de artesã você tem outra atividade?
Sim, a principal é ser mãe e esposa. E olha, isso ocupa a maior parte do meu dia. Quando o filho vai pra escola daí sim meto a cara no trabalho, rsrsrsrs.

Onde você busca inspiração?
Em sites, blogs, revistas. Tento acompanhar ao máximo as novidades e exigências das clientes.

    

O que você define como um trabalho perfeito?
Perfeito é aquele trabalho com acabamento. Me dedico ao máximo a isso, e quando uma peça não fica exatamente como imaginei ela vai pro lixo. Eu me imagino no lugar da cliente, que investiu seu dinheiro naquela peça, então eu tenho que fazer o meu melhor.

Quais suas maiores dificuldades no seu trabalho?
No meu trabalho não tenho, mas na vida pessoal sim. O que falta é coragem, pra sair na rua e vender. Pois posso não parecer tímida, mas eu sei fazer e não sei vender. Gosto muito da internet, pois aqui faço propaganda do meu trabalho.

Quais seus maiores desafios?
Desafios eu tenho em cada encomenda, seja uma peça ou várias. Todo o processo é desafiador e empolgante. Adoro fazer peças personalizadas, aonde a pessoa me manda uma foto e eu reproduzo aquela imagem numa boneca 3D. Amo o resultado.


O que te dá mais prazer no seu trabalho?
Ver uma encomenda pronta. É entregar ao cliente e ver um sorriso ou seus comentários que adorou e superei suas expectativas. É ver o sorriso de uma criança que ganha uma peça minha, isso é tudo de bom. Outra coisa que fico extremamente feliz é ter clientes fixas, aonde durante anos faço peças para os aniversários dos filhos.

Se você não fosse artesã, seria o que?
Antes de largar meu emprego eu era Gerente de Departamento Pessoal... acho que continuaria neste setor.

Como é sua rotina de trabalho?
Ah... meio enrolada. Depende das encomendas, mas geralmente tenho o horário da tarde pra poder trabalhar. Quando tenho várias encomendas não tenho rotina, é da hora que acordo até a hora que durmo, é final de semana.... só no trabalho.

Que dica você daria para os iniciantes nesta arte?
Façam cursos, priorizem o acabamento. A gente encontra muito trabalho de EVA no mercado, mas com o acabamento a desejar.

Quais os diferenciais dos seus trabalhos?
Como eu já comentei é o acabamento. Não pego encomendas em cima da hora, pois não gosto de fazer nada correndo. O ditado é certo: A pressa é inimiga da perfeição.

    

Quais os materiais que você usa e entre elas qual você mais gosta e porque:
Uso o EVA em quase todas as peças, mas também trabalho com Isopor e MDF. Também adoro fazer a união destes materiais.

Quais as características que você considera essenciais para um bom resultado do seu trabalho?
Tempo e dedicação. Materiais de ótima qualidade, colas especiais, tintas e acessórios também.

Como você divulga seu trabalho?
Divulgo na internet, seja em redes sociais, e-mail, grupos, blog, loja virtual e em feiras de artesanato. A loja virtual é uma conquista que foi previamente estudada, fiz uma pesquisa e escolhi a Divitae, uma plataforma nova, cheia de gente bonita, trabalhos lindos de se ver, atendimento VIP e posso acompanhar de perto as visitações e dúvidas dos clientes.

Como você desenvolveu sua técnica?
Como eu disse bem no início, há 9 anos atrás a gente não encontrava o material com tanta facilidade, muito menos cursos na área. Então a gente vai adaptando, fazendo experiências.. mas quando surgia uma revista eu logo comprava, um curso e logo fazia. Sempre gostei de participar de grupos na internet, e foi num dos grupos aprendi muita coisa. Tenho também uma relação de artesãs que me identifico, aonde aprendo muito com elas.

  

O que te deixa feliz e o que te chateia como artesã?
O que me deixa feliz? Vender e satisfazer o cliente.
O que me deixa chateada? É quando vejo a concorrência desleal, alguém correr atrás de meu cliente e dizer, “eu faço mais barato que o dela”. Pois hoje, a maioria dos clientes, querem é preço e não qualidade. Mas meu ponto forte é a qualidade... isso me chateia muito. É não ser valorizada!

O que você deseja e almeja com sua arte?
Deixar o mundo mais alegre, mais colorido. Deixar as pessoas mais felizes..... realizar sonhos!!!

O primeiro pensamento ao acordar:
Obrigada Deus por estar aqui com minha família!

   

O que você espera “do amanhã”? Quais os seus planos para o futuro?
Primeiramente penso no “amanhã” do meu filho, aonde mostro o caminho do bem, da humildade, da alegria e amizade. Enquanto eu estiver do lado dele tenho obrigação de alertá-lo do mundo lá fora e ensiná-lo a viver e lutar pelos seus ideais, mostrando as coisas que valem ou não a pena viver.

O que está achando de participar do “Miscelânea das Artes”?
Maravilhoso!!! O grupo é um projeto que já estava sendo estudado há algum tempo, mas só foi colocado em prática agora, ainda somos um bebê de 3 meses! No grupo somos 10 artistas, cada uma com uma técnica diferente, foram escolhidas a dedo por terem o melhor trabalho do mercado. E muito me orgulho de fazer parte e de criar vínculos com pessoas tão especiais.

Deixe aqui uma mensagem especial aos amigos que vão ler sua entrevista:
Tenho duas mensagens que sempre estou lembrando e que me fazem muito bem:
- Pensamentos felizes fazem a gente voar (Peter Pan)
- O Senhor é meu Pastor e nada me faltará (Salmo 23)

Beijos pessoal! E vamos fazer arte, vamos ser felizes!!!!


Ah, olha a novidade: A Jú também dá cursos, você escolhe a peça que quer aprender e ela te ensina todo o processo do trabalho em EVA.

Bom demais não é?
Quer ver quanta coisa linda e divertida ela faz?


Para entrar em contato e encomendas:
(27) 9848-0977

9 comentários:

  1. A Ju é um exemplo que mulher guerreira! Te admiro muito por conseguir conciliar todas as suas tarefas e ainda fazer essas peças lindas e perfeitas!

    ResponderExcluir
  2. MICHELLI MOLEDO FESTAS12 de outubro de 2012 às 09:31

    AMEI A ENTREVISTA,SEMPRE ACOMPANHO O TRABALHO DA JÚ,E PARA MIM É PERFEITO NÃO A
    CONHEÇO PESSOALMENTE MAIS PELO SORRISO DELA CONSIGO VER UMA PESSOA ILUMINADA,É ISSO AÍ JÚ QUE DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!
    A Ju é muito querida, apesar de conhecê-la apenas virtualmente (por enqto).
    Sou fã de seus trabalhos, e realmente o que me chama a atenção em cada peça é a perfeição nos detalhes e no acabamento.
    Parabéns, e sucesso sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabensssss sucesso sucesso e sucesso pois você tem um talento unico...parabens

    ResponderExcluir
  5. Delícia de entrevista e mostrou não só a artesã preocupada em fazer um trabalho bonito, mas tb essa pessoa interessada no outro, disposta a ajudar, mãe dedicada... Sou fã de Ju e do trabalho dela!!! Beijos AMIGA!!!

    ResponderExcluir
  6. Voce é um exemplo para todas as pessoas que querem conquistar um lugar no meio do artesanato que Deus derrame sobre voce cada vez mais dons de conquista perfeição e simplicidade parabéns voce é muito especial para nos beijos e abraços Pati Granado

    ResponderExcluir
  7. Entrevista linda JU, sei o quanto vc se dedica a tudo o que faz, e seus trabalhos sao mesmo maravilhosos! è muito bom ter vc como parcdeira no miscelanea, e tbem como amiga! Que DEus abençoe muito vc e que seu trabalho seja reconhecido mais e amsi a cada dia! Conte comigo pra tudo
    Bju no seu coraçao!
    Sil

    ResponderExcluir
  8. Só tenho elogios a tecer sobre a arte de Juliana, a qual tive o privilégio de conhecer pessoalmente, bem como os seus trabalhos artesanais.
    Excelente entrevista e dicas para os iniciantes e artesãos de um modo geral. O acabamento valoriza a obra.
    Parabéns a Juliana!
    E meus cumprimentos a Claudia Leal, pelo seu empenho ao garimpar talentos, valorizando a arte, a cultura de um modo geral. Sua garra tem sido um grande incentivo e atraído o público para prestigiar o Espaço do Hotel Radium.
    Parabéns!!!
    Denise Moraes.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela entrevista Jú! Adorei saber um pouquinho mais de você! Seus trabalhos são lindos, beijos, Cá.

    ResponderExcluir

Olá amigos, deixem sugestões e opiniões. É muito bom ter você aqui. Obrigada!