sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Entrevista com a Ana Cléria da Artesana Setúbal

Ei, tudo bem? Aposto que vai ficar melhor agora conhecendo a Ana Cléria!

A Ana é daquelas pessoas que passa pela vida da gente e deixa marcas, deixa ensinamento e muita sabedoria. Ela tem um Ateliê fofíssimo chamado Artesana Setúbal. Faz e elabora peças de patchwork, pintura e quadros, tudo em tecido. São peças primorosas que encantam os nossos olhos, quer ver?

Então segue ai, pois você também vai se encantar:

1 – Há quanto tempo você trabalha com artesanato? 
Trabalhar mesmo, há 05 anos.

2 – Como foi o início com o artesanato?
Aos 10 anos aprendi a fazer tricô com a avó de uma amiga. Depois aos 15 anos escrevia para às embaixadas dos países para que me enviassem informações sobre a cultura, o artesanato e a história local. Fui consultora interna do SEBRAE-ES de 1985 a 1989 e lá tive a oportunidade de participar como representante do Espírito Santo de um evento da Latino Americano de Artesanato que aconteceu em Brasília – DF, que me deixou maravilhada com a diversidade do artesanato. Também coordenei a 1º Feira do Agroturismo no Espírito Santo que aconteceu no Shopping Vitória onde os municípios expunham a cultura, o folclore, o artesanato, gastronomia e as potencialidades turísticas locais. Atuei também em várias áreas afins da atividade turística que me deram o conhecimento e o discernimento quanto à importância do artesanato em uma comunidade. Em 1991 entrei para a FACTUR – Guarapari onde fiz o curso superior em Turismo, pioneiro no Espírito Santo e atuei com planejamento na Secretaria Municipal de Turismo de Guarapari. Fui Diretora de Turismo de Vila Velha de 2001 a 2003 e fizemos um trabalho de resgate do artesanato local, levando em consideração a Iconografia capixaba local. Depois atuei em 03 empresas e todas elas voltadas para a atividade turística. Em 2010 fui atender à uma loja de aviamentos que também possui cursos de patchwork. A proprietária me perguntou se eu conhecia a técnica e eu disse que não e fiz uma aula gratuita e a partir daí não parei mais. Fiz cursos de aperfeiçoamento das técnicas de patchwork e com uma amiga dos meus pais aprimorei o acabamento dos meus trabalhos e também não só aprendi a pintar em tecido como ministrei aula da técnica.


3 – Além de artesã você tem outra atividade?
Sou consultora em Turismo na empresa Pouso Alto Consultoria Ltda e sou consultora externa do SEBRAE.

4 – Onde você busca inspiração?
Na natureza, nos animais e nos locais por onde caminho e no contato com os tecidos diversos, nas texturas e nas cores diversas dos tecidos.


5 – O que você define como um trabalho perfeito?
Aquele que primeiro lugar encanta os meus olhos e passou no meu controle de qualidade, pois sou muito perfeccionista, logo depois o acabamento que é muito importante e surpreender sempre o cliente com novas técnicas e peças.

6 – Quais às suas maiores dificuldades no seu trabalho?
Ter tempo para fazer tudo que eu gostaria de fazer.


7 – Quais os seus maiores desafios?
Saber trabalhar melhor o tempo, os recursos.

8 – O que te dá mais prazer no seu trabalho?
Ver o trabalho concluído e o cliente satisfeito.



09 – Como é a sua rotina de trabalho?
Acordo, faço minhas caminhadas, tomo meu café, organizo minha agenda e tento sempre disponibilizar espaço para o desenvolvimento de novas idéias e peças.

10 – Que dica você daria para os iniciantes nesta arte?
Criatividade, planejamento e parcerias são fundamentais.


11 – Quais os seus diferenciais dos seus trabalhos?
Aviamentos e tecidos de 1ª e acabamento primoroso.

12 – Quais os materiais que você usa e entre elas qual você mais gosta e porquê?
Uso tecido 100% algodão, tinta para tecido, fraldas da cremer, fitas, bordado inglês, sianinhas e viés para um perfeito acabamento. Para o meu trabalho é necessário que todo o material seja de qualidade.


13 - Quais às características que você considera essenciais para um bom resultado de seu trabalho?
Definição de material/padronagem e acabamentos, prazo para a execução e preço compatível e combinado com o cliente antecipadamente e 50% de entrada.

14 – Como você divulga seu trabalho?
No facebook, boca à boca, feiras e indicação do cliente.


15 – Como você desenvolveu à sua técnica?
Fazendo cursos e praticando sempre às técnicas e participando de eventos e feiras, e consultando à internet.

16 – O que te deixa feliz e o que te chateia como artesã?
Ver o meu trabalho pronto e bem executado e consequentemente vendido. O não reconhecimento por algumas pessoas da arte que executamos.


17 – O que você deseja e almeja com a sua arte?
Divulgar mais o meu artesanato e torná-lo conhecido nacionalmente.

18 – O primeiro pensamento ao acordar?
Agradecer à Deus pela minha vida e saúde.


19 – O que você espera do amanhã?
Aprimoramento constante da arte. Quais os seus planos para o futuro? Buscar novas parcerias, técnicas e matérias-primas em várias partes do mundo.

20 – O que está achando de participar do “Miscelânea das Artes”?
Adorando, pois as colegas artesãs estão todas sintonizadas na amizade, no amor, na parceria, na integração e na alegria!!

21 – Deixe aqui uma mensagem especial aos amigos que vão ler a sua entrevista?
“Enquanto houver um louco, um poeta, um amante, haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia haverá esperança de um mundo melhor!!!"

E aí? Gostou?

Nós adoramos e super indicamos!!!

Entra em contato com a Ana Cléria e faça já sua encomenda. São produtos finíssimos, acabamento nota mil, e super compromisso na entrega.

Fica atento pois ela vai participar da próxima Feira do Miscelânea das Artes e suas peças estarão disponíveis na Loja Virtual.

Para entrar em contato:

Celular e Whatsapp: (27)9.9919-9928
e-mail's: cleriatour@gmail.com ou cleria40@hotmail.com 
 

3 comentários:

  1. Só trabalhos lindos... me orgulho de ser sua miga!!
    Beijão e super bem vinda ao nosso grupo, MISCELANETE!!
    Beijo
    Drika

    ResponderExcluir
  2. Completamente apaixonada pelo trabalho da Ana!!!!! Uma peça mais linda do que a outra!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ana fiquei surpresa não sabia dessas habilidades suas. Parabéns! Trabalhos de muito bom gosto.bjim. Marcele

    ResponderExcluir

Olá amigos, deixem sugestões e opiniões. É muito bom ter você aqui. Obrigada!