terça-feira, 9 de junho de 2015

Vitrine especial - Dia de São José de Anchieta

Hoje é dia do São José de Anchieta, você sabia?

Ele foi um dos primeiros Jesuítas a chegar ao Brasil e logo percebeu que tinha uma missão pela frente: catequizar os índios que encontrou ao longo do território brasileiro.


Espanhol, Anchieta tinha 19 anos quando chegou aqui. Sempre muito empenhado em tudo o que fazia, tinha muitos dons: era professor do ensino primário, catequista, ensinando os princípios da religião católica aos índios, enfermeiro, ajudando a fundar hospitais e cuidar dos doentes, escritor e poeta, deixando obras como "Gramática da Língua Brasílica", "Vocabulário Tupi-Guarani", entre outras.

Ajudou a fundar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sempre trabalhando a favor dos índios. Resolveu estabelecer moradia no Espírito Santo na antiga aldeia de Rerigtibá, hoje chamada Anchieta (em sua homenagem).

Ele tinha uma disposição enorme para espalhar a Palavra de Deus; percorria kilômetros e kilômetros a pé catequizando os índios por onde passava. 

Faleceu em 09 de junho de 1597.

Foi canonizado em abril de 2014, passando a ter o nome de São José de Anchieta.

Hoje em dia, nesta época de comemoração ao seu dia, acontece "Os Passos de Anchieta". É um roteiro que reconstitui a trilha que ele percorria de Anchieta até a cidade de Vitória quinzenalmente, totalizando 105 kilômetros. A cada ano o número de participantes tem aumentando consideravelmente. O trajeto é feito em 4 dias finalizando com uma grande festa lá na cidade de Anchieta aonde tem o Centro Histórico de São José de Anchieta, com o Museu e uma Igreja lindíssima.

É uma história linda, que vale a pena ser estudada.
José de Anchieta foi uma pessoa muito importante para o Brasil, para os índios e para a Igreja Católica.
Pra quem quiser saber mais:

A Adriana da Oficina Tangerina tem em seus trabalhos uma Linha especial dedicada ao Santo, olha que peças lindas:

  
Bloquinhos de anotação com lápis + Lápis com ponteira

 
Caneta com ponteira decorada + Calendário anual estilo sanfona

 
Caixa oratório

  
Chaveiros + Bolsinhas porta celular ou máquina

Viu quantas peças lindas?
Clicando nas imagens você é direcionado à nossa loja virtual com os preços e descrição de todas estas peças.

Um trabalho lindo, super bem feito e que você pode adquirir, independente do local aonde mora. É só entrar em contato com a Adriana que ela manda.

Beijos e até a próxima Vitrine.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Todo o conteúdo deste blog é de nossa autoria e está protegido pela lei 9610. Não permito a cópia nem a reprodução de nossas imagens e textos sem a prévia autorização. PLÁGIO É CRIME !!!

Um comentário:

Olá amigos, deixem sugestões e opiniões. É muito bom ter você aqui. Obrigada!